Arquitetura Comercial Para Incentivar Compras

Um ambiente agradável aliado a preços atrativos são determinantes para o consumidor tomar a decisão final sobre a compra. A arquitetura comercial trabalha com cores, iluminação, disposição de móveis e toda a ambientação física, com o objetivo de constituir uma identidade visual, a ponto de gerar identificação de marca na mente do consumidor, aumentando a confiança e influenciando no desejo de consumo.

Renovar a imagem da loja é indispensável, pois a influência estética no comportamento do consumidor pode ser positiva ou negativa. Mesmo que a estética influencie diretamente na decisão de compra, há também um sistema de informações que antecedem a realização do projeto comercial e que norteará o crescimento das vendas em seu estabelecimento, como:

  • Fluxos de clientes: a partir da observação do fluxo de movimento dos clientes é possível determinar que os primeiros produtos da prateleira são visualizados antes. Portanto, essa localização também é privilegiada e deve conter itens estratégicos.
  • Formato do ambiente construído: o cliente costuma comportar-se de diferentes formas de acordo com o tamanho e a forma do ambiente.
  • Pontos focais: quais pontos possuem vocação para chamar a atenção visual dos clientes. Persona ou público–alvo: para quem está vendendo? Quais são seus hábitos? Como se comporta?
  • Fluxos da operação: como é o sistema de funcionamento da loja, como são estocados os itens, quantos funcionários e quais atividades desempenham.
  • Desenho dos expositores: o cliente precisa se sentir atraído pela gôndola, localizar facilmente as marcas, ser impactado por lançamentos e inovações, ter ao alcance das mãos os produtos que darão maior resultado de faturamento e volume vendido.
  • Posicionamento do merchandising: materiais impressos, como faixas e cartazes, que anunciam a chegada de novos produtos e promoções devem estar posicionados de forma a incentivar a compra.

 

A chamada arquitetura estratégica, otimiza o espaço de vendas e cria fluxos e expositores adequados para que os produtos de maior giro e /ou maior margem de lucro estejam posicionados adequadamente e da forma que vendam mais.

Para identificar quais produtos devem ficar em destaque nas gôndolas ou prateleiras são feitas análises de performance de vendas e lucratividade. Esse destaque só acontecerá se a localização for realmente relevante, ou seja, em um corredor com alto fluxo, no lado mais frequentado, na área da gôndola com maior tempo de permanência das pessoas.

Compartilhar:

Artigos Relacionados