Organização do Estoque

Organizar o estoque é indispensável para qualquer empresa. Não fazer isso é um erro de gestão que pode custar caro, já que os gastos com a armazenagem de produtos não são revertidos em lucro. Ou seja, ficar com estoque parado é perder dinheiro.

Não adianta comprar mais do que é necessário para ter produtos em estoque ou economizar comprando menos: no primeiro caso, a mercadoria pode encalhar; no segundo, o produto pode faltar e clientes reclamarão. Confira algumas dicas para a organização do seu estoque:
  • Mantenha a disciplina e organização: Estabeleça processos para organização dos itens como: compra de produtos, chegada de mercadorias, organização dos produtos no espaço e vendas. Além disso, capacite funcionários para trabalhar com a armazenagem dos produtos, de forma que tudo esteja devidamente registrado e seja acompanhado de perto.
 
  • Esteja à frente da demanda: A demanda é quem vai ditar o giro dos produtos, são as variações dela que indicarão se você deve comprar mais ou menos. Ao acompanhá-la, a empresa consegue ficar um passo à frente, agindo com eficiência e se antecipando a qualquer problema.
 
  • Tenha um modelo de reposição: Na reposição contínua você compra produtos com mais frequência, mas mantém estocada uma quantidade de mercadorias menor. Com isso os gastos com armazenagem são reduzidos. Já na reposição periódica, esta é feita de acordo com a demanda de vendas, o risco ocorre caso aconteça um aumento repentino de vendas de determinado produto.
 
  • Tenha fornecedores parceiros: Os fornecedores devem ser importantes parceiros de qualquer negócio. Se não houver uma boa relação com eles, é muito difícil que empresa e fornecedor sigam trabalhando juntos. Você poderá negociar condições de pagamento, prazos de entrega e propor mudanças que beneficiem todos.
 
  • Pense em diversificar: Diversificar produtos pode ser uma boa saída para organizar o estoque da empresa. Em vez de possuir muitas mercadorias de um único tipo, você pode ter uma quantidade razoável de tipos diferentes.
 
  • Use a tecnologia: Existem diferentes ferramentas tecnológicas que ajudam o seu trabalho como gestor, desde softwares de gerenciamento empresarial até planilhas ou programas que o auxiliem na organização do estoque. Elas trazem mais segurança, praticidade e eficiência nos controles, ajudando mais do que anotações.
Compartilhar:

Artigos Relacionados