Forros e Elementos Acústicos em Ambientes Corporativos

Edifícios empresariais suportam uma grande quantidade de ondas sonoras. Esses imóveis geralmente se localizam em áreas centrais, sujeitas ao tráfego intenso e ao caos das médias e grandes cidades. Além disso, os prédios reúnem um número elevado de máquinas, como telefones, computadores, alarmes, sensores e outras fontes constantes de barulho.

Para garantir a privacidade e a realização de todas as transações com a comodidade necessária, a acústica em ambientes corporativos deve ser planejada com atenção. Afinal, além de dificultar o trabalho dos que atuam ali, o excesso de ruídos afeta a saúde dos trabalhadores e compromete sua produtividade. Existem várias técnicas capazes de resolver os problemas acústicos. Elas podem ser grandes aliadas na hora de atender às necessidades do cliente.

Forros, por exemplo, são ótimos absorvedores desses ruídos. Estão disponíveis nos mais diversos materiais, texturas e acabamentos. Em termos de popularidade, os forros modulares removíveis de fibra mineral, metálicos e de lã mineral (de vidro ou de rocha) são os mais utilizados em ambientes corporativos. Isso porque os modelos garantem melhor integração com as instalações elétricas, são mais práticos de instalar, de desmontar e de manter e apresentam boa resistência à umidade e ao fogo. Os forros modulares dominam a maioria dos espaços, geralmente na modulação de 62,5 cm x 62,5 cm ou 62,5 cm x 125 cm.

Temos também os forros contraplacados de MDF com aparência de madeira e miolo com lã de PET, com apelo sustentável.

Existem ainda elementos suspensos destinados a melhorar a acústica do ambiente, como baffles. Eles são elementos suspensos, leves e que funcionam como um pergolado. Porém, estão disponíveis com algumas opções de modulações e alturas. Já que os baffles não são colados no teto, a manutenção se torna muito mais eficiente e simples. Também não há necessidade de construir um forro para colocá-los, eles podem aproveitar a estrutura existente como subestrutura de sustentação. De qualquer forma, é possível criar uma estrutura auxiliar, e que também serve de decoração do ambiente. Eles são pendurados ou aparafusados, permitindo alternar cores, tamanhos e modelos.

As nuvens acústicas são painéis horizontais suspensos por cabos de aço fixados no teto. São encontrados em vários modelos, como em triângulos, quadrados e retângulos. Se o arquiteto deseja criar um ambiente acusticamente tratado e decorativo, basta escolher qualquer formato ou tom da uma cartela de cores. Ademais, ainda é possível determinar a altura de posicionamento de acordo com as demandas do projeto. Elas são usadas em qualquer tipo de situação, mas, principalmente, em locais no qual o teto mais alto, como foyers, salões de festas, restaurantes, auditórios e hotéis.

Continue nos acompanhando!

Temos sempre novidades esperando por você!

Compartilhar:

Artigos Relacionados