Ergonomia em Ambientes Corporativos

A má postura realizada de forma continua, motivada por móveis que não atendem as necessidades básicas de ergonomia, podem causar diversos problemas, inclusive na coluna vertebral, e muitos deles irreversíveis. Afinal, de nada adianta um móvel com beleza inquestionável se o mesmo não for adequado para o trabalho.

Por isso o ponto de partida é a ergonomia, ciência que estuda como o corpo físico se relaciona com os objetos. Ela está presente em cada detalhe dos objetos que compõem o cenário da empresa e depende do conhecimento do cliente, o que produz e a forma como trabalham os colaboradores. Sua função está em garantir saúde e segurança no trabalho.

Existe uma lei brasileira que estabelece parâmetros que permite a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. Ela se chama NR17 e está publicada pelo Ministério do Trabalho. Entre os temas principais abordados estão iluminação, características do mobiliário, padrão de acústica e a climatização.

Para obter uma boa ergonomia aos funcionários são necessários os seguintes cuidados:

  • Apoios para os braços auxiliam na função de sustentação e tem o objetivo de aliviar a tensão dos ombros e coluna cervical;
  • A Regulagem de altura é de muita importância, os pés devem ficar apoiados no chão ou em um apoio para pés;
  • O encosto é fundamental. Ter uma boa curvatura da coluna vertebral evita dores nas costas. É importante ter regulagem de altura e profundidade para apoiar a coluna vertebral de cada usuário, proporcionando também maior liberdade de movimentos adequando-se a postura;
  • A altura da mesa deve permitir que o braço forme um ângulo reto em relação ao antebraço quando o trabalhador está sentado.
Compartilhar:

Artigos Relacionados