Copa em Ambientes Corporativos

A copa deve ser projetada como um espaço neutro, que receberá profissionais de diferentes setores e níveis hierárquicos da empresa. Sendo assim, a arquitetura e a decoração, além de refletirem a proposta da empresa, devem ser abrangentes e acolhedoras, de forma a proporcionar interação entre os seus usuários, visto que é um espaço a ser utilizado em momentos de pausa e descontração, podendo ter certa informalidade. Independente do porte da empresa e do espaço físico disponível, é importante que a empresa ofereça um espaço para esse encontro. Com mobiliário planejado e cores que estimulem os usuários.

Quando a empresa é de maior porte e tem um número elevado de funcionários, e o espaço reservado para a copa ou área do café é reduzido, recorre-se a solução de implantar pequenos pontos de café pela empresa, para que todas as equipes tenham fácil acesso e possam fazer suas pausas informais.

Quanto as salas de reunião, equipá-las com frigobar e cafeteiras também é uma alternativa quando não se dispoem do serviço de copeiras, assim, tanto funcionários quanto visitantes e convidados podem se servir sozinhos. Muitos funcionários optam por preparar suas refeições nesses espaços, desta forma, é indispensável oferecer uma estrutura que os acomode muito bem. Para isso, a copa deve ser equipada com pelo menos refrigerador, micro-ondas e pia com água corrente. As copas que dispõem de um espaço maior, podem ser equipadas com forno elétrico ou fogão para aquecimento da refeição, copos, talheres e pratos, mesas ou bancadas apropriadas. Além disso, é importante criar um espaço cuja limpeza e manutenção sejam práticas como, por exemplo, pias com pedras que não mancham, lixeiras grandes e bem vedadas, pisos que promovam uma limpeza ágil e eficiente, armários e outros detalhes.

Há ainda a possibilidade de unir a copa e área de descompressão, buscando otimizar o espaço. A ideia pode ser interessante, pois os dois ambientes servem ao propósito de promover o encontro e interação dos funcionários, mesmo que por curtos períodos durante o horário de trabalho.

Segundo a NR 24, norma que trata de condições sanitárias e conforto nos locais de trabalho, estabelece que toda empresa com mais de 300 funcionários deve oferecer refeitório. A mesma norma declara que empresas que possuem de 30 a 300 funcionários não precisam, obrigatoriamente, oferecer um refeitório, mas devem garantir as condições ideais de conforto para que seus profissionais realizem suas refeições. Ou seja, um espaço adequado fora da área de trabalho, arejado e bem iluminado, com equipamentos para refrigerar e aquecer as refeições, água potável, lavatórios e mesas apropriadas.

Compartilhar:

Artigos Relacionados